Xavier Ribeiro

Xavier Ribeiro é um compositor emergente natural do norte de Portugal. O seu trabalho tem-se desenvolvido com composições para orquestra de sopros, brass band, passando pela música de câmara e ópera contemporânea, música para Cinema, TV e Jogos. Como arranjador, trabalhou para artistas e formações de variadas, cobrindo géneros que vão desde a world music ao jazz e pop.
Foi o vencedor da 10ª edição do Concurso de Composição para Orquestra de Sopros promovido pela Fundação INATEL e pela Banda Sinfónica do Exército (PT) com a obra BOREAS.

Xavier Ribeiro é também trombonista com formação tanto em música clássica como em jazz. Colaborou com a Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e Orquestra do Norte, partilhando o palco com artistas de renome como Mário Laginha, John Hollenbeck, Perico Sambeat, Joe Lovano, Miguel Zenón, Guillermo Klein, James Morrison, Benny Golson, entre outros.

Desenvolve também trabalho na área da educação, sendo responsável pela classe de trombone e orquestra de sopros da ARTAVE (Santo Tirso).

Xavier Ribeiro é licenciado em música clássica pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Porto), em jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa, é Mestre em Ensino de Música pela Escola Superior de Música e Artes Aplicadas (Castelo Branco) e frequentou a primeira edição da Pós-Graduação em Film Scoring da Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa).